sexta-feira, fevereiro 3

A "casa de Tufão" em Cabo Frio


____CENÁRIO DE NOVELA___
-

A Cabana do Pescador é o mais antigo e tradicional restaurante de praia de Cabo Frio. Jamil dos Anjos (71) comandou o lugar nos últimos cinquenta anos e, há três, arrendou o restaurante a um grupo de amigos que luta, não apenas para manter a tradição gastronômica, mas para ver a Cabana do Pescador reconhecida co-mo um patrimônio histórico e cultural de Cabo Frio.

Os irmãos Alexandre (36) e Ricardo Vidal (33) e o amigo Marcelo Ale-xandre de Souza (34) são de Friburgo, mas conheceram a Cabana do Pescador ainda na infância. Eles costumavam frequentar o restaurante com os pais durante as férias de verão no Peró. As lembraças da época é de viver num paraíso de beleza intocada e liberdade. As férias de infância influenciaram a formação do grupo: turismo e meio ambiente e a decisão de assumir a Cabana quando Jamil optou por sair de cena. Os amigos decidiram manter o lugar como no dia em que estiveram lá pela primeira vez e tiveram a sensação de pisar o paráiso.

A "Cabana" não tem rede de energia elétrica; música ao vivo nem pensar ... O som que se ouve é o das ondas nas pedras, do vento, do mergulho das gaivotas. Uma canoa, centenária, usada pelo pai de Jamil na pesca artesanal, serve como balcão. As bebidas, e os alimentos são conservadas como a meio século, no gelo, por isso o estoque é limitado, mas sempre fresco.

Alexandre, Ricardo e Marcelo lembram que muita coisa mudou desde as inesquecíveis férias no paraíso... O Peró está ameaçado não só pela poluição, mas também pela pesca predatória, pelo desmatamento e, também, pela violência que vem tirando a paz de moradores e turistas.

A "Cabana do Pescador", mais do que um refúgio, é o que restou de uma cidade que não existe mais... Ela guarda os sabores dos tempos do Jamil... Tempos onde era possível pisar o paraíso: a Anchova Frita, é servida com Batata, Salada, Arroz e Pirão; o "Marisco a Marinheira", vai à mesa, quase ao natural, apenas fervido na água salgada com cebola, tomate e pimentão. O cardápio tem ainda outras opções como Lula à Dorê, Moqueca, Risoto de Camarão, Cação etc.

A Cabana do Pescador abre, diariamente, na temporada de verão, de segunda a domingo, a partir das 8 da manhã, mas após a semana Santa, A Cabana abre, apenas, nos fins de semana.

Nenhum comentário: